mISCuTEm

Grupo de Teatro da AEISCTE


O mISCuTEm nasce em 2001 (completando este ano 20 anos) com o objetivo de colmatar a inexistência de um grupo no ISCTE-IUL. Dele fazem parte maioritariamente alunos do Instituto, mas encontra-se também aberto a estudantes e a ex-estudantes de outras universidades. O número de alunos que integram o grupo tem sido nos últimos anos entre oito e catorze. Teve sempre a mesma encenadora, que foi também a sua fundadora. Tem como principal objetivo a apresentação de um espetáculo por ano, e para tal tem a frequência de dois ensaios por semana. Esta frequência pode ser aumentada de acordo com as necessidades dos projetos criativos a que o grupo se propõe. Para além dos espetáculos apresentados no ISCTE-IUL, todos os anos o grupo desloca-se a pelo menos um local fora da sua casa, em teatros e associações espalhados pelo país.

Acresce à prática relacionada com a apresentação dos espetáculos, a componente formativa, onde é proporcionada uma formação contínua, que os seus elementos adquirem ao longo dos ensaios. Existe a realização de um estágio de teatro por ano, em que o grupo trabalha durante três dias consecutivos áreas relativas à temática da peça que se está a criar no ano respetivo. Promove também uma série de workshops dados por profissionais especializados em diversas áreas do teatro. Anualmente existe a apresentação de uma peça infantil. Esta iniciativa permite ao grupo receber crianças das escolas que se situam em redor do Instituto. Esse espetáculo viaja também ele a pelo menos mais um local fora de portas.

O grupo caracteriza-se por uma grande união e um espírito familiar, com espaço criativo para que, com orientação, cada elemento possa desenvolver-se. Os trabalhos têm sido bastante distintos entre si, apesar de partilharem de uma mesma linguagem.

espetáculo "Só"