Programa | Workshops

Fotografia de Teatro Com Tânia Araújo e Luís Rocha (MEF- Movimento de Expressão Fotográfica)

Espaço Municipal da Flamenga (aulas teóricas)
Teatro da Politécnica e outros locais (prática fotográfica)
26 Abril a 24 Maio
O Movimento de Expressão Fotográfica - MEF em colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa, promove mais uma edição do Workshop de Fotografia de Teatro, para a cobertura fotográfica integral do Fatal – 13º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa.
O Workshop é composto por uma componente teórica de fotografia de cena e por uma parte prática a realizar ao longo de todo o festival. A parte prática é composta por fotografia dos espectáculos que integram a 13.ª edição do FATAL e por fotografia de reportagem do ambiente que envolverá todo o festival.
Serão criadas equipas de trabalho para a cobertura do Festival, sendo estas coordenadas pelos formadores, e fotógrafos, Tânia Araújo (no terreno) e Luís Rocha (em sala de aula).
saber mais

Voz Por Inês Nogueira, cantora e actriz

Universidade de Lisboa
7, 9, 11 e 14 Maio
Partindo do Corpo, da Respiração e dos Ressoadores, através de exercícios e jogos de expressão dramática, serão abordados a desinibição, aquecimento físico e a percepção da voz e de como esta é usada. A formação dará também especial atenção à palavra, sobretudo à articulação, à sonorização e à intenção, através de trabalho técnico de aquecimento da voz, de exercícios para a articulação, da colocação e da sonorização, e à sua aplicação no trabalho de texto. Será ainda abordada a oralidade emocional, através da prosa e do texto poético.
saber mais

Criação Teatral: Site Specific Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural
9 a 19 Maio
A pertinência de um workshop sobre criação teatral Site-Specific advém do contexto social e cultural actual no qual, cada vez mais, o teatro e as artes performativas interferem com o espaço público. Este facto traduz-se na criação de espectáculos em lugares que na sua origem não foram concebidos para esse desígnio.
Quais os primeiros passos a dar na criação de um espectáculo num espaço não-teatral? Como utilizar a informação de um lugar – a sua história, os seus habitantes, a sua geografia – e com isso criar um espectáculo? E, por fim, qual a relação que se estabelece entre o espaço e o espectador (por exemplo: um espectáculo percurso, um espectáculo assistido a longa distância)?
O principal objectivo deste workshop é fazer com que os participantes se relacionem com as dificuldades envolvidas no processo de uma criação teatral a partir de um espaço não-teatral, e que lhes é desconhecido. O intuito deste desafio é proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolverem um trabalho prático através de breves propostas artísticas num ambiente de experimentação e trabalho colectivo.
saber mais