Programa | Instalação Urbana

FATAL à mesa Campus da Universidade de Lisboa
4 Abril a 4 Maio
No âmbito da 13ª edição do FATAL, com a coordenação do Professor João Duarte, os alunos Alexandre Coxo, Marisa Reis, Sara Zhou e o escultor Hugo Maciel, apresentam este ano a Instalação urbana “FATAL à mesa”.
A mesa preserva através dos tempos a simbologia de união e comunhão em diferentes épocas, culturas e civilizações. Ainda que se defina por peça de mobiliário, a partilha e a comunicação que se proporciona em torno de uma mesa torna-se incontornável e imprescindível, seja entre a família, amigos, colegas ou mesmo desconhecidos.
O FATAL, não apenas marcado pelo espectáculo do teatro mas por essa partilha de experiências, que muitas vezes são feitas em torno de uma mesa. Seja a mesa de jardim, de café ou de reuniões, povoada de pessoas com múltiplas personalidades onde semelhanças e diferenças se complementam, define um marco importante na formação de uma cultura e de uma identidade global.
As cadeiras vazias de corpos mas cheias de identidade e memórias revelam-se mais uma vez na instalação urbana como signo indissociável do FATAL. Numa representação simbólica das diferentes personalidades que se unem em torno da mesa. E esta descrevendo as relações e trocas de experiências, cria toda uma linguagem repleta de símbolos, entre forma e espaço, circunscrito no campus universitário, exaltando este festival que conta já com tanta história, alguma dela passada à volta de mesas e cadeiras ocupadas por pensamentos e ideias, que tanto inebriam a cultura feita na Universidade de Lisboa.

Ficha Técnica:
Coordenação do projecto: Escultor João Duarte;
Concepção realização e montagem: Hugo Maciel, Alexandre Coxo, Marisa Reis, Sara Zhou