Festival | Missão

O FATAL tem por missão promover e divulgar o Teatro Universitário português, garantindo-lhe um lugar de honra na vida cultural portuguesa e destacando Lisboa na rota dos grandes festivais europeus de teatro universitário.

O Teatro Universitário, desenvolvido no âmbito das instituições de Ensino Superior, é, sem dúvida, uma das atividades extracurriculares estudantis de maior significado sociocultural e histórico no meio académico português. Não só pela sua notável qualidade e tradição histórica, mas igualmente pelo alto nível de adesão dos estudantes (actores e espectadores) e surpreendente longevidade dos grupos de teatro, alguns com idade muito perto do meio século.

Sendo, claramente, o ex-libris da vida cultural universitária e um expoente artístico da formação humanista como o testemunham os percursos biográficos das mais diversas figuras de proeminência histórica, política e cultural do nosso país, a Universidade de Lisboa tomou a iniciativa de criar, em 1999, uma mostra do teatro académico e integrá-la nos circuitos regulares da vida cultural lisboeta.