TERTÚLIAS


Cultura, Universidade e Cidade


11 de maio | 18h00

A Universidade enquanto criadora de conhecimento é também um polo disseminador e impulsionador de cultura e criatividade, contribuindo em larga escala para a valorização e crescimento intelectual de cada estudante.

Teatro Académico como intervenção Cívica


12 de maio | 18h00

Em contexto académico são comuns iniciativas de participação e mobilização da comunidade estudantil, para temáticas como os direitos humanos, sustentabilidade e ambiente, questões de género e de raça. Fazer parte de um grupo de Teatro Académico pode fazer a diferença no dia a dia dos estudantes, influenciando diretamente a dinâmica da academia.
Como pode o teatro, e em especial o Teatro Académico, intervir direta ou indiretamente na sociedade civil?

Encontros Ibéricos de Teatro Universitário


13 de maio | 18h00

Contactar com os grupos de teatro académico permite-nos conhecer as suas diferentes realidades e desafios. O teatro académico é por natureza um lugar de manifesto, de desenvolvimento pessoal e colectivo, que cresce através da partilha de experiências e de todo o trabalho realizado pelos seus intervenientes. Mas, a importância destes colectivos vai muito além da academia. A participação de grupos de teatro académico em eventos, nacionais ou internacionais, é, ou pode ser, motor de actividade cultural e social nos locais onde eles ocorrem.

A Consciência do Corpo | Do Palco para a Vida


17 de maio | 18h00

A conversa que propomos, parte da nossa experiência, ao longo dos anos, do trabalho do corpo. Um corpo performativo, criativo, presente, em constante aprendizagem e mudança. A nossa proposta, aberta ao público, pretende reflectir em conjunto acerca das possibilidades, diríamos infinitas, que os nossos corpos têm.

O que fica do Teatro Académico?


18 de maio | 18h00

A função principal de um arquivo é manter a memória viva. Um arquivo implica um espaço físico com condições de preservação de diferentes materiais. Documentos, figurinos e cenários são apenas alguns dos elementos de que vive a prática teatral. Em 2019, no âmbito da 20.ª edição do FATAL, durante uma tertúlia sobre este tema, foram lançadas algumas questões:
- Como preservam, ou não, os grupos de Teatro Académico o seu espólio?
- Estará a memória do Teatro Académico comprometida?