Fotografia de espetáculo Digital
Oficina de Fotografia

Fotografia de espetáculo Digital


10-19 MAIO

10 horas | 20 participantes | gratuito

A oficina é composta por uma componente teórica de fotografia de cena e por uma parte prática, a realizar ao longo de todo o festival.

A vertente fotográfica é composta pela fotografia dos espectáculos que vão fazer parte do festival em transmissão exclusiva e incidirá em conteúdos como o momento certo, a composição, a interpretação da imagem, a conceptualização da ideia, o fabrico da minha fotografia do espectáculo. Serão criadas equipas de trabalho para a cobertura do festival, sendo estas coordenadas em sala de aula pelos formadores Luís Rocha e Tânia Araújo. A participação neste workshop é gratuita e implica a cedência de uma colecção de imagens em formato digital à organização do festival, com vista à promoção do próprio festival. A organização da oficina e do festival comprometem-se a respeitar os direitos de autoria das imagens.

Conteúdos

Temperatura de cor; O momento certo; A relação com a imagem dos actores; Sensibilidades, relação com a luz existente; Grão e ruído; Profundidades de campo e foco selectivo; Composição de fotografia de cena; Distâncias focais, luminosidade das objectivas (efeitos e características); Direito à imagem; Tratamento digital de imagens em programa de edição; Produção digital de imagens.

Calendarização

10 de maio | 11H00 - 13H00
12 de maio | 11H00 - 13H00
13 de maio | 11H00 - 13H00
14 de maio | 20H00 - 21H00 (sessão prática)
18 de maio | 20H00 - 21H00 (sessão prática)
19 de maio | 11H00 - 13H00

VAGAS PREENCHIDAS

Formadores

MEF
Luís Rocha e Tânia Araújo

O MEF (Movimento de Expressão Fotográfica) é uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos que trabalha há cerca 20 anos na área da imagem, com particular destaque na fotografia, pretendendo promover o gosto pela mesma junto do grande público.
Está envolvido na procura de parcerias com instituições e associações na área da dinamização social de forma a oferecer formação a públicos cujo acesso a oportunidades educacionais possa estar comprometido, como é o caso de pessoas portadoras de deficiências visuais, motoras ou mentais ou pessoas social e/ou economicamente carenciadas.
O MEF é também facilitador de workshops e tertúlias com outros fotógrafos e, nas suas atividades formativas, procura criar condições para que, num contexto inclusivo e de suporte, se estabeleçam diálogos, se gere pensamento crítico, e haja uma partilha construtiva de experiência fotográfica.
Procuramos igualmente servir de plataforma de apoio para que os seus associados desenvolvam competências na área da fotografia e possam usufruir de oportunidades para expor e divulgar os seus trabalhos.
Através das suas iniciativas, o MEF pretende que todos os cidadãos disponham das mesmas oportunidades na utilização da fotografia democratizando o seu acesso e potenciando o seu valor como ferramenta criativa.

Site: mef.pt