Esta oficina de sessão única dará conta do processo e das transumâncias criativas entre criação, investigação, crítica, dramaturgia, teoria e prática na escrita para teatro e outras futilidades políticas (da crise do drama ao pós-dramático e à reinvenção do drama).
Foto: Vânia Rovisco em "Um espectáculo para os meus compatriotas", de Rui Pina Coelho, dir. Gonçalo Amorim, Negócio ZDB, 2012. Fotografia de Bruno Simão.
ESGOTADO(Évora, 1975) é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Publicou Karl Marx raconté a mes enfants et rappelé au people (Les Solitaires Intempestifs, 2022); Tudo é um nada novo: textos para espectáculos na era da economia da atenção (Douda Correria, 2021), Este título não que é muito longo: textos para teatro (2011-2018) (Companhia das Ilhas, 2020); António Pedro (Colecção Biografias do Teatro Português (IN-CM, 2017); A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967) (Peter Lang, 2016); Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro (INCM, 2009); Inesgotável Koltès: Dois ensaios sobre Na solidão dos campos de algodão de Bernard-Marie Koltès (ESTC, 2009); Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho (Companhia das Ilhas, 2013) e Já passaram quantos anos perguntou ele e outros textos (Húmus/TEP, 2013), entre outros títulos. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Coordena o Laboratório de Escrita para Teatro, do Teatro Nacional D. Maria II, desde 2015. Como autor e dramaturgista, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto.