TUT - 40 anos
Exposição de Fotografia

TUT 40 Anos - Fare Mundi


15 > 29 MAIO

Caleidoscópio

"A experiência do TUT tem sido uma viagem ao âmago da liberdade, pela nau do teatro. Esta panorâmica de quarenta anos é simultaneamente reflexiva e reflectora dos encontros e relações que se foram tecendo entre as vidas de cada um(a), e a vivência de um grupo singular, intergeracional e transdisciplinar, em companhia de diversos autores, bem como de múltiplos tempos e espaços que fomos habitando. Mediante fotos, vídeo, programas e cartazes, celebramos a nossa história, mas também a “memória quente” que mantemos connosco, e a memória futura daqueles que se queiram vir a juntar a nós, na criação de outros mundos."

- Júlio Martín da Fonseca, Diretor artístico do TUT

 


Mostra de Filmes Jorge Listopad e o TUT - Teatro Académico da ULisboa

Momento de celebração e encontro.
Uma jovem realizadora checa, ainda estudante, integra o TUT e inicia uma demanda em torno da figura de Jorge Listopad, fundador do grupo, que ela nunca chegou a conhecer pessoalmente.
Um tutiano de longa data, realizador de prestígio, tocado silenciosamente por textos escritos por um autor que foi inaugural no seu percurso académico e artístico, concebe dois poemas fílmicos magnetizantes. E mais recentemente é cúmplice do início de criações cine-teatrais tutianas.
Em ambos, a efemeridade da vida inscrita na luz que reverbera as imagens. O inefável desejo de manter a presença visível de quem habita agora na sombra cintilante da memória. A arte - o teatro, o cinema - como laboratório alquímico que vislumbra num singular momento uma pequena eternidade. A palavra viva como chave do enigma humano.

- Júlio Martín da Fonseca, Diretor artístico do TUT

 


TUT

O TUT – Teatro Académico da ULisboa iniciou a sua actividade com o Professor e Encenador Jorge Listopad, a convite do então Reitor, o Professor Eduardo de Arantes e Oliveira, no ano académico de 1981-1982.

Desde 2008 o grupo tem como Director Artístico um dos seus primeiros elementos, o actor e encenador Júlio Martín da Fonseca, antigo estudante de Ciências Farmacêuticas e Doutor em Artes pela ULisboa. Fazem parte também da direcção do TUT, o Professor Nuno Cortez, do Instituto Superior de Agronomia, sendo igualmente um dos elementos do grupo inicial, e Manuel Vieira, Doutorado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, membro do grupo desde 1994.

Ao longo de quarenta anos de actividade constante, na qual já participaram mais de quinhentos estudantes, o TUT apresentou mais de setenta criações, a partir de textos poéticos, literários ou jornalísticos, ou de obras teatrais clássicas ou contemporâneas, tendo convivido com mais de cinquenta autores de diferentes épocas e culturas. Em 2019 deu início a uma linha paralela de criação de Teatro e Ciência.


FICHA TÉCNICA

Curadoria: Júlio Martín da Fonseca, Manuel Vieira

Selecção de Imagens: Ana Filipa Figueiredo, Ângela Pinto, João Nabais, Júlio Martín, Luís Miranda, Manuel Vieira, Manuela Martins, Nuno Cortez, Rita Matos, Vera Freire

Design Gráfico: Departamento de Relações Externas e Internacionais | Núcleo de Comunicação