8 Maio | TERÇA | 21h30
Local: Teatro da Politécnica
Seis personagens à procura de um autor

O Autor
Luigi Pirandello (1867-1936), dramaturgo, poeta e romancista siciliano, é autor de cerca de quarenta espectáculos, centenas de pequenos contos e vários romances. Em 1891 viaja para a Alemanha onde se diploma em Filosofia e Filologia na Universidade de Bonn. Durante 30 anos ocupou-se da escrita de romances e pequenos contos antes de se dedicar à dramaturgia, em 1916. Os seus primeiros espectáculos não cativaram a atenção dos críticos mas, em 1921, a peça Seis Personagens à Procura de um Autor trouxe a Pirandello o merecido reconhecimento enquanto grande inovador do teatro moderno. Foi distinguido com o Prémio Nobel de Literatura em 1934.

O Encenador
Sérgio Grilo começou por fazer teatro de marionetas em Maputo. Participou em “A Tempestade” pelo grupo Serpent Child Ensemble, no Waterfront International Arts Festival (Norfolk, EUA). Em cinema, trabalhou com os realizadores Serge Moati, Yolande Zaubermann, Eric Barbier, Joaquim Leitão, Teresa Villaverde, Nikita Mikalkhov, António Pedro Vasconcelos, Maria de Medeiros e João Botelho. Participou em séries e telefilmes realizados por Leonel Vieira, Tiago Guedes de Carvalho e Pedro Varela. Com os Artistas Unidos participou em espectáculos com textos de Brecht, Sarah Kane e Judith Herzberg, entre outros, encenados por Jorge Silva Melo. Trabalhou com o Grupo de Teatro D'As Entranhas no espectáculo Amor de Perdição. Em 2007, participou em O Conferencista, com encenação de Denis Bernard. Encenou textos de autores como Daniel Filipe, Léon Chancerel, John Steinbeck.

Autor:
Luigi Pirandello

Elenco:
Ana Quintão, André Pinto, Carlos Bento, Daniel Delgado, Daniel Pinto, Francisco Caetano, Inês Caeiro, Inês Ferreira, Joana Martins, Joana Paiva, João Lopes, Priscila Alves, Rita Santos, Sónia Guerra

Encenação:
Sérgio Grilo

Cenografia:
GTMT

Figurinos:
GTMT

Luz:
GTMT

Som:
GTMT