9 Maio | QUARTA | 21h30
Local: Teatro da Politécnica
Mecânica das Paixões

Processo Criativo
O novo espectáculo do NNT consiste na produção e realização da peça Mecânica das Paixões, uma reescrita colectiva da comédia Leôncio e Lena, de Georg Büchner, com encenação de Alexandre Calado. Nesta comédia, o amor surge como uma força motriz da acção, mas também como arena de reflexão sobre temáticas como o poder político, os limites do conhecimento e a relação entre ciência e sociedade.
Apesar da sua riqueza, a peça será encarada como material de trabalho e como estímulo para o desenvolvimento de cenas e textos teatrais, tendo como centro de gravidade o modo como as ciências contemporâneas nos ajudam a compreender os fenómenos afectivos e o amor, em particular. A partir deste centro, seguir-se-á uma metodologia de associação e desvio, que permitirá integrar narrativas pessoais, o diálogo com os espaços da universidade, assim como uma explorar a dimensão incarnada dos conhecimentos que todos carregamos sobre o amor.
À semelhança de Büchner, os membros do NNT levam uma vida que cruza as fronteiras entre disciplinas científicas, filosofia e arte. O processo de criação valoriza esta dimensão transdisciplinar e visa empreender uma reflexão artística, crítica e participada sobre os afectos na nossa sociedade. Note-se que tanto a equipa de actores como os outros membros que formam o espectáculo, também participam neste processo, razão pela qual esta é uma criação colectiva. A execução deste projecto teve início no fim de Outubro de 2011, com os ensaios a decorrer no Grande Auditório da FCT-UNL.