9 Maio | QUARTA | 21h30
Local: Teatro da Politécnica
Mecânica das Paixões
O Autor
A partir de Georg Büchner
Georg Büchner (Alemanha, 1913) nasceu no Grande Ducado de Hesse-Darmstad. Apesar do seu gosto pela Literatura, formou-se em Zoologia e Anatomia Comparativa em Estrasburgo, pois o seu pai queria que fosse cientista. Após um período de secreta actividade política e produção literária, em Hesse, regressou a Estrasburgo. Nesse período continuou a escrever sobre teatro e formou-se em Filosofia e Ciências Naturais, tendo, posteriormente, traduzido Victor Hugo. Faleceu em 1937, com 24 anos, nunca conhecendo êxito literário em vida.
O Encenador
Alexandre Calado (Lisboa, 1975), licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC/IPL) e doutorado em Artes Cénicas, é criador e investigador textual. Entre 1993 e 1995, juntou-se ao Teatro de Aprendizagem e participou em diversos espectáculos apresentados em Lisboa e Bruxelas. Integrou o Novo Núcleo de Teatro (NNT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), entre 1996 e 2001, onde colaborou enquanto actor, director e dramaturgo. Em 2008 e 2009, apresentou o monólogo Da beleza ou o sistema nervoso dos peixes, em Lisboa e no Brasil. Publicou vários artigos sobre teatro contemporâneo e o trabalho de actor, em várias revistas.
Textos:
Georg Büchner, Alexandre Calado, NNT
Dramaturgia, Encenação e Desenho Cénico:
Alexandre Calado
Intérpretes:
Daniel Gralheira, Daniel Mendes, Daniel Santos, David Guerreiro, Elói Barros, Helena Barroso, Hugo Pereira, Joana Mendes, Joaquim Horta, Sara Gil
Música:
Hugo Pereira, Joaquim Horta (NuSi, AEFCT)
Vídeo:
Elói Barros
Luzes, Figurinos e Grafismo:
NNT
Fotografia:
Carolina Thadeu
Imagem:
João Frias, NNT
Cenografia:
Alexandre Calado, NNT
Produção:
Sara Gil, Mariana Queiroz, NNT